Sete servidores da Secretaria de Meio Ambiente na Bahia e SP são presos

Sete servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), foram presos em Salvador, na "Operação Corcel Negro", deflagrada na madrugada desta sexta-feira (22). Ao todo, 21 pessoas já foram presas, inclusive um político da região oeste do estado. A operação investiga irregularidades no comércio de carvão e na emissão ilegal de documentos públicos - a chamada "máfia do carvão" - e cumpriu mandados em onze municípios da Bahia e também na cidade de São Paulo. Entre os presos, está o ex-superintendente de Políticas Florestais, Conservação e Biodiversidade, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Plínio Castro, Marcos Ferreira (Jequié), Paulo Pelegrini (Salvador), Luis Cláudio Correia (Salvador), Rui Murici (Salvador), João Barrocas (Salvador), Gilmar Iglesias (São Paulo), Cássio Igino e Marcelo Dourado.
Mesmo constatando irregularidades em obras, os funcionários da Sema emitiam autorizações para que estas continuassem. A operação investigava questões ligadas ao crédito de resposição florestal desde 2010. Mais de 150 policiais participaram da operação, que teve apoio ainda do Ministério Pública, Ibama, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal. Um dos investigados foi preso na cidade de São Paulo e outro se apresentou na sede da Polícia Civil, em Salvador. Ao todo, estão previstos 29 mandados de prisão, 34 de busca e apreensão, sendo que 30 deles já foram cumpridos.
Entre os presos estão funcionários e ex-funcionários da Sema, produtores rurais, comerciantes e consultores. Segundo o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, os funcionários envolvidos que eram contratados já foram demitidos. Os funcionários efetivos foram afastados e foram abertos processos disciplinares. Eles poderão inclusive ser demitidos do serviço público. A Sema mantém suspensa a emissão de novos créditos de reposição florestal até que seja aprovada a alteração da lei da Política Estadual de Meio Ambiente.

Fonte: Informações e foto do Correio

0 comentários:

Postar um comentário